CEO da Puma, Jochen Zeitz diz: "- é o fim das chuteiras feitas em couro natural..."





Chuteiras de couro existem desde que existem chuteiras no futebol. O material é usado desde os primórdios da fabricação de chuteiras, tendo evoluído ao longo dos tempos. Mas, ao que parece, o couro natural está com seus dias contados.

Pelo menos é o que disse o CEO da Puma, em seu discurso na Rio +20, Jochen Zeitz. "Acho que finalmente nós vamos ter que olhar para materiais alternativos, não há dúvida sobre isso", disse Jochen Zeitz ao Financial Times, em uma entrevista. "Nós devemos comer menos carne, todos nós, e devemos usar menos couro, esta será a realidade... Nós todos sabemos que o gado e carne bovina estão entre os maiores contribuintes para as emissões de carbono."


Modelo da chuteira Puma King di Top
Zeitz é considerado pioneiro das práticas empresariais ambientalmente sustentáveis. Ele cortou o seu próprio consumo de carne em 80 por cento nos últimos anos e introduziu as "segundas-feiras sem carne" nas cantinas dos escritório da Puma, cujas sapatos têm calçado os pés de alguns dos melhores atletas do mundo, desde o argentino Diego Maradona até o velocista jamaicano Usain Bolt.

A companhia avaliou o impacto ambiental de suas operações e cadeia de suprimentos em € 145 milhões. No primeiro trimestre de 2012 as vendas da Puma foram de € 821 milhões. A medida demonstrou que a produção e processamento de matérias-primas foi o maior contribuinte para o impacto ambiental na Puma, disse Zeitz, "sendo o couro sendo o contribuinte de maior impacto ao meio ambiente". Isso ocorre em parte porque a criação de gado absorve abastecimento de água e exige que os terrenos sejam limpos, o que pode afetar plantas e animais selvagens, e também por causa dos produtos químicos usados em curtumes.

Puma King XL

Ele ainda completa: "Pode parecer loucura, mas talvez haja uma forma econômica de produzir um produto como o couro, mas em laboratório. Temos que encontrar formas alternativas de produção de nossas matérias-primas, sem que a natureza tenha que fazer por nós.”

Pode esse ser o fim das chuteiras de couro, hoje em sua maioria feitas com couro de canguru e de gado; e o início da produção de materiais que o substituam, como o Kanga-Lite, da Nike; ou o Hybrid-Touch, da Adidas.

Kanga-Lite
material da Nike alternativo ao couro natural


HybridTouch
material da Adidas alternativo ao couro natural
 E você, leitor, o que acha disso tudo?

Siga o Blog no Twitter e curta nossa página no Facebook para saber das últimas atualizações.