Teste e avaliação: Mizuno Wave Cup PRO


Esse Teste e avaliação é especial.
Até onde sei, sou o dono da única Mizuno Wave Cup PRO que há em terras brasileiras. Nunca vi, ou me contaram, sobre outra pessoa que tivesse o mesmo modelo.


De fabricação chinesa, o modelo foi lançado em 2002. Consegui adquirir essa beleza de um leitor do Blog, juntamente com outros modelos vindos do Japão. Como disse, esse modelo nunca foi vendido e/ou fabricado no Brasil, daí a sua raridade.


Mizuno Wave Cup PRO é feita em couro de canguru, o que confere grande conforto aos pés. Ela tem um sistema de amarração dos cadarços centralizado.


Um elemento que ajuda, e muito, no ajuste da chuteira ao pé é a palmilha. Ela é feita em um material que gera grande atrito em contato com as meias, o que impede que seu pé escorregue dentro da chuteira. Uso esta palmilha na maioria das minhas chuteiras, mesmo sendo elas de outras marcas.


O solado, a grande novidade tecnológica do modelo, apresenta travas longitudinais. Seu esquema de travas, para mim, ainda é uma incógnita. Confesso que fiz um esforço tremendo para me adaptar a ele, mas não foi possível. Senti-me escorregando em algumas arrancadas, em função de elas não penetrarem bem no solo. Já em jogos com chuva, ela se portou muito bem.


O solado também conta com sistema Wave de amortecimento, muito útil na absorção de impactos após os saltos.


Enfim, para uma chuteira Mizuno, confesso que o solado me decepcionou bastante.
O contrário é verdade quando se fala do cabedal. Tendo usado a chuteira até o descolamento entre cabedal e solado, o cabedal será aproveitado para fazer uma chuteira para society.