Teste e avaliação da Adidas Copa Mundial


Há tempos ensaio escrever esse Teste e avaliação. Para isso, deveria até ter vestido smoking, porque a ocasião requer.

Ela tem o dom de despertar dois sentimentos nos amantes de chuteiras: amor e asco.
Amor por parte daqueles puristas, que amam uma chuteira de couro e preta.
O asco fica por conta daqueles que gostam de tecnologia, inovação e cores chamativas.
O leitor que acompanha o Blog sabe de que lado estou...

Hoje, sem mais delongas, falaremos sobre a Adidas Copa Mundial.

Elas têm resistido ao teste do tempo. Lançadas para a Copa do Mundo da Espanha em 1982 (mais de 30 anos atrás), ainda são consideradas, por muitos, como as melhores em termos de durabilidade, simplicidade e estilo.

Visualmente falando, a primeira coisa que você nota no modelo é a sua simplicidade. Enquanto outras empresas têm investido milhões de dólares para criar desenhos chamativos, mais modernos, Adidas Copa Mundial tem mantido o mesmo visual clássico há mais de trinta anos.


Adidas Copa Mundial tem cabedal feito em couro de canguru, muito macia, que pode sair direto da caixa para o campo. Com uma ou duas sessões de treinos você as sente como se tivessem sido usadas durante anos. É incrível como o couro do modelo tem a capacidade de moldar-se aos pés, quase como se eles fossem parte de seu corpo.


O modelo tem grande estofamento para maior conforto e proteção dos pés enquanto você corre e divide a bola.


Adidas Copa Mundial também pesa muito mais que outras chuteiras: mais de 300 gramas em cada pé.


Seu solado é muito flexível, permitindo-lhe fazer manobras com facilidade para os lados.
Conta com 12 travas cônicas que favorecem o conforto. Desta forma, se você é daqueles que buscam uma chuteiras que potencializem a velocidade e arranque, ela não é pra você.


Ele é feito em TPU injetado com tecnologia Dual Density.

Característica única nestas chuteiras é a língua comprida, que se estende para além dos cadarços. Muitos acham isso chato, e preferem cortá-las, o que eu acho o mesmo que castrar um garanhão reprodutor. Ao invés disso, outros preferem dobrá-la para baixo dos cadarços, colocar-lhe elástico e passá-lo por debaixo do solado, enquanto outros gostam de amarrar os cadarços sobre a língua (o que é o meu caso!).


O modelo tem dois problemas:
Um deles é a palmilha. Feita em EVA, (o que garante maior leveza e comodidade aos seus pés) ela é colada ao cabedal, o que impede sua retirada e uma melhor limpeza.
O outro problema comum aos que compram o modelo online, sem antes prová-lo, é o mesmo que aconteceu comigo. Geralmente calço tamanho 41 BR, mas esse modelo especificamente é um tamanho inteiro maior. Caso você vá comprá-lo online, sugiro que compre um tamanho menor do que o habitualmente usa, ou seja, se você calça 41 BR, compre-as no tamanho 40 BR.

Durante pouco mais de 30 anos, Adidas Copa Mundial teve apenas um esquema de cores, em preto e branco.
Em 2013, ela ganhou cores invertidas, em branco e preto.
Já em 2014, foram lançados outros cinco esquemas de cores, visando a Copa do Mundo no Brasil; além de dois outros esquemas: um todo preto e outro todo branco.