O cabedal - Materiais usados na confecção de chuteiras

Um comentário

Hoje falaremos sobre uma parte das duas que compõem uma chuteira:
O CABEDAL.

O cabedal de uma chuteira, ou “upper” em inglês, é a parte superior que se acopla ao solado.

Geralmente feita de couro ou de algum outro material sintético, a escolha certa do material do qual o cabedal é feito, é de extrema importância, observando de diversos ângulos, por exemplo: atacantes preferem uma chuteira extremamente leve, com cabedal de material sintético, o que lhes proporciona a leveza por eles almejada; já os zagueiros preferem cabedais em couro natural, com apoios nos calcanhares, para maior proteção para os pés.

Mas, o que cito acima não é regra, é apenas uma generalidade por mim observada. Enfim, vamos abordar o tema começando por alguns dos materiais usados na construção de cabedais pelos diversos fabricantes.

Couro de canguru: Couro de canguru geralmente é mais leve e fino que os outros tipo de couro, o que proporciona maior leveza e ajuste ao pé, potencializando o toque da bola ao pé do jogador. Tem uma forte tendência a “ceder” após algum tempo de uso, além de absorver bastante água em campos molhados. Pode ser encontrado nos modelos Adidas adiPure, Nike T90 Laser, Puma PowerCat, dentre outros.

Calfskin ou full-grain: É um couro, geralmente de origem bovina, que oferece durabilidade e conforto. Apesar de não ser tão maleável e fino como os outros tipos de couro. Tem maior resistência a água e menor necessidade de manutenção. Pode ser encontrado nos modelos Under Armour Dominate, Adidas adiZero, dentre outros.

Couro Sintético (man-made): De durabilidade razoável, é um material que tem como ponto forte a preservação da sua forma desde o primeiro uso. Apesar de estar sujeito à abrasão, perdendo, principalmente, as suas cores, é bem resistente à água e de fácil evaporação da água por ele acumulada. É o principal material utilizado nas Nike Vapor e Superfly.

KNG-100: É um material desenvolvido exclusivamente pela Nike, muito leve e durável; resistente à água e que “alarga” pouco. Foi usado nos modelos Total 90 Air Zoom.

Microfibra: Material sintético, muito leve e durável que proporciona incrível redução de peso ao cabedal que for aplicado. Geralmente é associado a outros material como couro sintético. Pode ser encontrado nas Puma v1.

Na minha experiência, posso dizer que se o que você procura é conforto e durabilidade, procure o couro natural. Caso queira leveza, opte pelos materiais sintéticos. Mas saiba, o couro natural tende a perder a forma mais facilmente, enquanto os materiais sintéticos não proporcional uma boa “respiração” do seu pé, o que pode gerar bolhas com mais facilidade.

A título de informação, a Adidas tem desenvolvido materiais com os quais fabricam suas chuteiras, como o Galeo, encontrado nas Adidas adiZero; o Taurus, encontrado nas Adidas Predator X; e o Ult-K Leather, que foi usado na linha Adidas F50i TUNiT.

Caso conheçam algum outro material e queiram compartilhar, façam suas observações nos comentários.

E lembrem-se de nos seguir no Twitter, curtir nossa página no Facebook e participar da nossa comunidade no Orkut.

Um comentário :

Comente! É através da sua opinião que você pode ajudar a melhorar o blog!

As opiniões expressas nos comentários são de inteira responsabilidade dos leitores que os publicaram. Assim sendo, não refletem a linha editorial do Blog Só Chuteiras.