Adidas usará kevlar para produzir o modelo NitroCharge
Follow @sochuteiras
Quão "avançado" pode ser o processo de fabricação, e/ou os materiais empregados na construção de uma chuteira? É com essa pergunta que procuraremos respostas para o post de hoje.
Muitos materiais foram, são e serão empregados na fabricação de uma chuteira.
Cabedais podem ser feitos em couro de canguru, couro de boi, couro (pasme) de jacaré, microfibra, até fibra de carbono.
Solados podem ser em borracha, TPU, Pebax, fibra de vidro, fibra de carbono, etc.
Mas, ao que parece, a Adidas está prestes a ir além desses limites. A fabricante prepara o lançamento de uma chuteira feita em kevlar.
O kevlar é uma fibra sintética muito resistente e leve. É resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Ele é usado na fabricação de cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas, velas, coletes à prova de bala, linha de pesca, na fabricação de alguns modelos de raquetes de tênis, para fitas de alguns modelos de pedal de bumbo. O tanque de combustível dos carros de Fórmula 1 é composto deste material, a fim de evitar que objetos pontudos perfurem os tanques no momento da colisão.
Sensacional, não?
Pode ser que não, mesmo. O kevlar apesar de ter uma gama de propriedades, será que uma delas seria a abrasão? O que quero dizer com isso? Para uma chuteira ter função, ela não pode deixar com que a bola deslize durante o jogo; pior ainda, se o material for molhado? O que será do controle de bola.
Enfim, janeiro será a data de lançamento do modelo, e o preço deve estar por volta de US$ 300. Você compraria/usaria um modelo feito em kevlar?
A Adidas NitroCharge 1.0 regular tem o cabedal fabricado em HybridTouch, material que combina os benefícios do couro e do sintético em um único material. O cabedal conta com a tecnologia EnergySling, que é uma faixa de borracha elástica que potencializa a estabilidade da chuteira.
O solado vem com a configuração de travas Traxion 2.0 para aceleração e tração. Também conta com a tecnologia EnergyPulse, que é uma unidade elástica localizada na frente do pé, que oferece um retorno da energia empregada na corrida.
Siga o Blog no Twitter e curta nossa página no Facebook para saber das últimas atualizações.
- Blogger Comments
- Facebook Comments