Teste e avaliação - Umbro Velocita Pro SG - Blog Só Chuteiras
Olá leitores do Blog Só Chuteiras e espectadores do Canal Só Chuteiras no Youtube... Entramos em campo hoje para testar e avaliar a Umbro Velocita Pro SG.
Ficamos por aqui!
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Com a
responsabilidade de ser a nova chuteira de velocidade da marca, seu nome remete
à isto, tendo seu nome derivado do italiano “velocidade”.
Para este Teste e
avaliação, recebi da Umbro o modelo Velocita nas cores chamadas nimbus
cloud/dark shadow/pink glo.
A maior parte da chuteira
é branca, com toques de rosa e cinza. A despeito de não ser adepto de cores que
não sejam o preto, e mais de duas cores em chuteiras, confesso que achei a
combinação de cores do modelo sensacional.
No seu desenho, não
há como negar, você nota que a Umbro Velocita remete à dois outros modelos: a
Adidas F50 adiZero, e a Nike Mercurial Vapor 9.
À primeira, por causa
do solado e contraforte externo. À segunda, por causa do cabedal com textura de
bola de golfe, com covinhas.
Obviamente que isso
não é dito em tom de crítica, apenas uma constatação...
No primeiro contato
com a chuteira, duas palavras vêm à mente: leveza e conforto.
Seu cabedal é super
fino, e você sente a leveza e maciez do cabedal logo de cara.
O cabedal da Umbro Velocita é feito com uma microfibra especial, que se molda ao seu pé desde a
primeira vez que você usa. Como a microfibra é muito fina e maleável, você não
precisa investir tempo para que a chuteira esteja adaptada aos seus pés.
O ponto alto do
cabedal é que há pouquíssimo material entre o seu pé e a bola, o que propicia
toque e controle de bola incríveis; além de um movimento mais natural do pé.
Como o cabedal é
muito fino, se você estiver procurando por uma chuteira que ofereça proteção,
evite a Umbro Velocita. Apesar disso, ela proporciona agilidade suficiente para escapar de seus adversários.
Normalmente, esse é o
ponto baixo das chuteiras de velocidade, e o modelo não se diferencia das
concorrentes nesse quesito.
Apesar da leveza do
cabedal, ele é forte onde precisa ser.
No bico do pé existe
um reforço de camada dupla que impede que o cabedal de deteriore com
facilidade.
Na parte medial do
cabedal existe uma camada de borracha termicamente soldada ao cabedal que se
traduz na tecnologia que a Umbro chama de A-Frame. Ela serve para oferecer um
melhor ajuste da chuteira ao pé, quando da amarração dos cadarços.
O mesmo aplique o
A-Frame é aplicado à logomarca da fabricante.
Outro ponto alto é a
língua da Umbro Velocita. Extremamente fina e
perfurada ela contribui para o baixo peso da chuteira, e para maior
respirabilidade do modelo.
Eles têm um degradê
de rosa e cinza, e foram achatados para torná-los mais leves e confortáveis.
O contraforte externo
é cuidadosamente desenhado, como se fosse um diamante multifacetado, que
proporciona mais proteção.
Na parte interna do
calcanhar, há uma espécie de espuma que contribui para maior conforto e ajuste
da chuteira ao pé.
A palmilha é
extremamente fina e perfurada, o que auxilia na redução do peso total da
chuteira.
Apesar de pouco
espessa, não chega a ser desconfortável, devido ao pouco amortecimento
proporcionado.
Uma coisa que também
chama atenção é o degradê de cinza e rosa que produz um efeito visual muito
bonito.
Uma é feita em
material plástico extremamente leve, e conta com sulcos que o ajudam em
movimentos de flexão, proporcionando grande maleabilidade e movimentos mais
naturais.
Uma segunda peça no
calcanhar é feita de um plástico mais duro, para ajudar
na mudança rápida de direção, e na estabilidade da chuteira.
O modelo testado foi
o SG, feito para campos de grama mole ou molhados. Ele conta com seis travas de
alumínio cônicas, uma cônica de plástico, além de quatro travas em formato
losangular.
Como a chuva não caiu
durante os testes, eles foram feitos em um campo seco, e, pasmem!, ainda assim
o modelo não me causou problema algum, como pontos de pressão ou torções de
tornozelo.
O solado fornece tração
em todos os momentos do jogo, proporcionando mais velocidade.
Não que seja estreito
ao ponto de seu pé ficar “esmagado” na chuteira, muito por conta da
maleabilidade da microfibra do cabedal; mas, pessoas com um pé mais largo terão
dificuldade em usar o modelo.
Apesar disso, creio
que o tamanho deve ser regular.
Porquê digo “creio”?
Porque, infelizmente, o modelo que recebi é um tamanho e meio maior do que
costumo usar, o que prejudicou um pouco a avaliação como relação ao ajuste da
chuteira ao pé, e, ainda assim, a Umbro Velocita se saiu muito bem, melhor que
a Umbro UX-1, anteriormente testada.
Ela é muito mais leve
que a predecessora GeoFlare. Além disso, era é bem mais leve que a “falecida”
Adidas F50, e do que a Nike Mercurial Vapor.
Considerando que a Umbro Velocita é uma das chuteiras mais leves no mercado, você está recebendo um
ótimo custo-benefício.
Conforto, baixo peso,
e excelente tração é o que o modelo tem a oferecer, com um preço mais baixo que
as concorrentes.
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Agradeço à Umbro do Brasil pelo material esportivo; e à Approach Comunicação Integrada pela viabilização deste projeto.
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