Teste e avaliação - Umbro Velocita Pro SG - Blog Só Chuteiras

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Olá leitores do Blog Só Chuteiras e espectadores do Canal Só Chuteiras no Youtube... Entramos em campo hoje para testar e avaliar a Umbro Velocita Pro SG.


Lançada em janeiro de 2015, a Umbro Velocita veio ao mercado para substituir a linha GeoFlare.

Com a responsabilidade de ser a nova chuteira de velocidade da marca, seu nome remete à isto, tendo seu nome derivado do italiano “velocidade”.


Para este Teste e avaliação, recebi da Umbro o modelo Velocita nas cores chamadas nimbus cloud/dark shadow/pink glo.

A maior parte da chuteira é branca, com toques de rosa e cinza. A despeito de não ser adepto de cores que não sejam o preto, e mais de duas cores em chuteiras, confesso que achei a combinação de cores do modelo sensacional.

No seu desenho, não há como negar, você nota que a Umbro Velocita remete à dois outros modelos: a Adidas F50 adiZero, e a Nike Mercurial Vapor 9.
À primeira, por causa do solado e contraforte externo. À segunda, por causa do cabedal com textura de bola de golfe, com covinhas.


Obviamente que isso não é dito em tom de crítica, apenas uma constatação...

No primeiro contato com a chuteira, duas palavras vêm à mente: leveza e conforto.

Seu cabedal é super fino, e você sente a leveza e maciez do cabedal logo de cara.

O cabedal da Umbro Velocita é feito com uma microfibra especial, que se molda ao seu pé desde a primeira vez que você usa. Como a microfibra é muito fina e maleável, você não precisa investir tempo para que a chuteira esteja adaptada aos seus pés.

O ponto alto do cabedal é que há pouquíssimo material entre o seu pé e a bola, o que propicia toque e controle de bola incríveis; além de um movimento mais natural do pé.


Como o cabedal é muito fino, se você estiver procurando por uma chuteira que ofereça proteção, evite a Umbro Velocita. Apesar disso, ela proporciona agilidade suficiente para escapar de seus adversários.

Normalmente, esse é o ponto baixo das chuteiras de velocidade, e o modelo não se diferencia das concorrentes nesse quesito.

Apesar da leveza do cabedal, ele é forte onde precisa ser.

No bico do pé existe um reforço de camada dupla que impede que o cabedal de deteriore com facilidade.

Na parte medial do cabedal existe uma camada de borracha termicamente soldada ao cabedal que se traduz na tecnologia que a Umbro chama de A-Frame. Ela serve para oferecer um melhor ajuste da chuteira ao pé, quando da amarração dos cadarços.


O mesmo aplique o A-Frame é aplicado à logomarca da fabricante.

Outro ponto alto é a língua da Umbro VelocitaExtremamente fina e perfurada ela contribui para o baixo peso da chuteira, e para maior respirabilidade do modelo.


O cuidado na fabricação da Umbro Velocita também pode ser enxergado nos cadarços, que são lindos!

Eles têm um degradê de rosa e cinza, e foram achatados para torná-los mais leves e confortáveis.

O contraforte externo é cuidadosamente desenhado, como se fosse um diamante multifacetado, que proporciona mais proteção.


Na parte interna do calcanhar, há uma espécie de espuma que contribui para maior conforto e ajuste da chuteira ao pé.


A palmilha é extremamente fina e perfurada, o que auxilia na redução do peso total da chuteira.

Apesar de pouco espessa, não chega a ser desconfortável, devido ao pouco amortecimento proporcionado.


Uma coisa que também chama atenção é o degradê de cinza e rosa que produz um efeito visual muito bonito.

Umbro Velocita tem duas placas no solado.

Uma é feita em material plástico extremamente leve, e conta com sulcos que o ajudam em movimentos de flexão, proporcionando grande maleabilidade e movimentos mais naturais.


Uma segunda peça no calcanhar é feita de um plástico mais duro, para ajudar na mudança rápida de direção, e na estabilidade da chuteira.

O modelo testado foi o SG, feito para campos de grama mole ou molhados. Ele conta com seis travas de alumínio cônicas, uma cônica de plástico, além de quatro travas em formato losangular.


Como a chuva não caiu durante os testes, eles foram feitos em um campo seco, e, pasmem!, ainda assim o modelo não me causou problema algum, como pontos de pressão ou torções de tornozelo.

O solado fornece tração em todos os momentos do jogo, proporcionando mais velocidade.

Umbro Velocita é um modelo estreito.

Não que seja estreito ao ponto de seu pé ficar “esmagado” na chuteira, muito por conta da maleabilidade da microfibra do cabedal; mas, pessoas com um pé mais largo terão dificuldade em usar o modelo.

Apesar disso, creio que o tamanho deve ser regular.
Porquê digo “creio”? Porque, infelizmente, o modelo que recebi é um tamanho e meio maior do que costumo usar, o que prejudicou um pouco a avaliação como relação ao ajuste da chuteira ao pé, e, ainda assim, a Umbro Velocita se saiu muito bem, melhor que a Umbro UX-1, anteriormente testada.


Com relação ao peso, a Umbro Velocita tem apenas 165 gramas.

Ela é muito mais leve que a predecessora GeoFlare. Além disso, era é bem mais leve que a “falecida” Adidas F50, e do que a Nike Mercurial Vapor.

Considerando que a Umbro Velocita é uma das chuteiras mais leves no mercado, você está recebendo um ótimo custo-benefício.

Conforto, baixo peso, e excelente tração é o que o modelo tem a oferecer, com um preço mais baixo que as concorrentes.

Se é isso o que você procura, a Umbro Velocita é uma opção de compra a ser considerada.


Ficamos por aqui!

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Agradeço à Umbro do Brasil pelo material esportivo; e à Approach Comunicação Integrada pela viabilização deste projeto.

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