Nike promete revolucionar o mercado mundial de chuteiras

Nenhum comentário



Uma patente recente - registrada em maio deste ano - revela a nova aposta da Nike para mexer com a atual proposta sobre chuteiras para futebol.

Em linhas gerais, é basicamente o que a Adidas propôs com o modelo TUNIT, entre 2006 e 2009.



A nova engenharia consiste em uma "customização" do solado e das travas da chuteira, com o que a fabricante vem chamando de "pods" - que seriam "placas" - que seriam trocados, e customizados, de acordo com o gosto do usuário. A idéia é proporcionar ao consumidor a compra de apenas um cabedal, e, separadamente os "pods" e as travas, estas nas mais diferentes alturas.


A principal diferença desta nova tecnologia da Nike em relação à Adidas TUNIT é a possível disponibilidade de um solado para "turf" - o nosso futebol society. Haveria também a possibilidade de "mixar" as travas, o que hoje só é possível aos jogadores profissionais, como por exemplo, Fernando Torres, Cristiano Ronaldo e Cesc Fabregas, os quais requerem esse tipo de solado às fabricantes; normalmente em travas mistas entre "Firm Ground" e "Soft Ground".

Outra diferença entre nova tecnologia da Nike em relação à Adidas TUNIT é que, no caso da Adidas, o intercâmbio de solados/travas só era permitido entre modelos da linha TUNIT, já a Nike, como dito anteriormente, promete disponibilizar as "placas"/travas para toda a sua linha de chuteiras, o que a diferencia, ainda, do sistema adotado pela Wilson.

Esse sistema terá muito a oferecer, imagine aos fãs de CTR360 ser dada a possibilidade de usar um solado de Total 90... ou ainda, a um usuário de Tiempo's usar as travas de uma Mercurial...!? Seria, no mínimo, interessante!

Ainda poderiam ser usados, na mesma chuteira, partes de dois modelos diferentes no mesmo cabedal, como, por exemplo, no cabedal de uma Total 90 o usuário ter a parte da frente do solado com travas da Tiempo e a parte do calcanhar com travas de uma Mercurial, o que poderia ser feito, conforme a exposição da fabricante.

Com essa nova tecnologia, as chuteiras Nike "puras", como as conhecemos hoje, estariam/ficariam restritas aos modelos chamados "Elite", que manteriam seu reduzidíssimo peso, em detrimento à essa inovação tecnológica, e de mercado.

Se o projeto da Nike vai sair do papel um dia, só saberemos se isso realmente acontecer... caso não aconteça, nunca se sabe qual é o limite para a imaginação dos designers e para a tecnologia das fabricantes.

É esperar pra ver...

Siga o blog no Twitter, curta nossa página no Facebook e participe da nossa comunidade no Orkut para saber das últimas atualizações. Você também pode adicionar o nosso Chat e conversar sobre o assunto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente! É através da sua opinião que você pode ajudar a melhorar o blog!

As opiniões expressas nos comentários são de inteira responsabilidade dos leitores que os publicaram. Assim sendo, não refletem a linha editorial do Blog Só Chuteiras.