O cabedal (parte 2) - Localização dos cadarços de amarração nas chuteiras

2 comentários
Olá leitores! No post anterior falamos sobre os materiais usados na confecção das chuteiras, aliás, que são fabricados os cabedais, ou uppers, das chuteiras.

Vimos que o cabedal de uma chuteira é basicamente feito de material sintético, ou de algum tipo de couro animal.

Nesse post, falaremos sobre os diversos estilos e localizações em que são postas as amarrações dos cadarços das chuteiras, separando os mesmos por posições preferidas pelos jogadores.

Vamos ao trabalho:

1 - Amarração central (clássica)
As chuteiras com cadarços de amarração central são as que mais se parecem com os antigos modelos de chuteiras. Esse tipo de amarração foi muito usado pelos designers de chuteiras até os anos 90, quando os cadarços começaram a ser deslocados para as laterais das chuteiras, sob o pretexto que os cadarços usados para amarrar as chuteiras desviavam, mesmo que minimamente, os chutes e os passes dos jogadores.
São os modelos preferidos dos jogadores chamados clássicos, dos zagueiros, e daqueles que optam por um visual retrô para suas chuteiras.
2 - Amarração deslocada para a parte externa da chuteira
Esses modelos foram especialmente fabricados para atacantes, o que não significa que sejam usados exclusivamente por eles; mas, com a parte interna/superior mais exposta, a posição dos cadarços favorece os chutes com a parte interna e com o peito do pé. Também possibilita uma maior precisão nos passes.
3 - Amarração deslocada para a parte interna da chuteira
Colocados nessa posição, as amarrações na parte interna da chuteira favorecem, principalmente, os passes e chutes dados com a parte externa do pé, a famosa trivela ou três dedos. São muito usados por meias, tanto defensivos, quanto ofensivos. Também possibilita uma maior precisão nos passes.


4 - Amarração coberta
Chuteiras com cadarços cobertos vieram se opor aos de amarração central, o que acabava com a desculpa para erros de passes e chutes dos quais os jogadores tanto se queixavam. Geralmente de amarração central, os cadarços dessas chuteiras podem ser cobertos pela própria língua da chuteira (quando houver), por alguma extensão do próprio cabedal, ou ainda por algum dispositivo especialmente desenvolvido para melhorar os chutes e os passes (no caso das chuteiras da fabricante Concave).
(Observação: de design único, a tecnologia das chuteiras Concave, segundo a própria fabricante, permite aos jogadores executar chutes com mais precisão, controle e força, além de oferecer maior proteção contra lesões no pé.)
Esses modelos são usados pelos meias ofensivos e pelos atacantes.



5 - Chuteiras sem cadarços

Modelo único no mundo, a chuteira sem cadarço deveria ser a chuteira ideal, a chuteira dos sonhos de todo jogador. Mas, na minha opinião, a beleza do modelo não supera a desconfiança que tenho com relação à segurança que o modelo deve proporcionar.
Espero ser desmentido nos comentários, rs...
Espero ter esclarecido algumas dúvidas acerca do assunto, caso você conheça algum outro modelo que não foi citado no post, mande o link com a foto nos comentários.

PS.: esse post foi feito "a 4 mãos", por mim e pelo meu filho de apenas 3 meses. ;D

2 comentários :

  1. Nossa essa umbro foi a melhor chuteira que eu tive ate hje
    eu ganhei ela de presente da minha mae quando eu tinha uns 17 anos saudades...

    ResponderExcluir

Comente! É através da sua opinião que você pode ajudar a melhorar o blog!

As opiniões expressas nos comentários são de inteira responsabilidade dos leitores que os publicaram. Assim sendo, não refletem a linha editorial do Blog Só Chuteiras.