O tipo correto de chuteira para cada tipo de gramado – Parte 1 – Introdução e Conceito

4 comentários


Já falamos aqui no blog, bem genericamente, sobre dicas de como escolher a sua chuteira na hora da compra.
Falamos também sobre os diversos tipos de materiais usados na fabricação do cabedal de uma chuteira.
A escolha do solado ideal para cada tipo de gramado é de grande importância, pois é justamente a parte que dará ao jogador a estabilidade necessária para efetuar os mais diversos movimentos dentro do campo de jogo, como arrancar, frear bruscamente, mudar de direção, etc.
É lógico que o talento do jogador é primordial, é o que destaca cada um, mas, é importante que você saiba escolher de forma correta o solado da sua chuteira, para que você maximize o seu desempenho durante o jogo.


Uma abordagem técnica
Segundo Marcelo Luiz de Souza, fisioterapeuta e profissional de educação física com especialização em fisioterapia desportiva, a percepção das alterações biomecânicas dos atletas se dá muito em função da pisada, do referencial proprioceptivo e comprimento da passada, das ações musculares envolvidas, do seu condicionamento atlético, do tipo de terreno onde o jogo será disputado (campo duro, irregular, molhado etc.), portanto, todos estes fatores devem ser levados em consideração quando da escolha da chuteira de jogo.
O cuidado na escolha das chuteiras vai além da preocupação em uma boa atuação na partida. O atleta deve ter sempre em mente as diversas lesões que podem ser ocasionadas pelo uso inadequado deste equipamento, tais como: Fraturas por estresse, Síndrome do estresse tibial medial (canelite), Metatarsalgias, joanetes, Fasciíte plantar, Instabilidade Ligamentares, Instabilidade fêmoro-patelar, condromalácea da patela, Síndrome do atrito na banda íleo-tibial, bursite trocantérica, Contraturas musculares, Dor muscular de início tardio,Tendinite de Aquiles,Tendinite do tibial anterior,Tendinite da pata de ganso, Tendinite patelar, do bíceps da coxa e do semitendinoso, Dor na parte medial do joelho, Tendinite dos fibulares, Ciática, pubalgia, Subluxação do cubóide, etc.


Episódios históricos que comprovam a importância da escolha das chuteiras
Em 04 de julho de 1954 disputou-se o que seria lembrada com uma das maiores partidas já jogadas durante uma Copa do Mundo de futebol.
Em Berna, na Suíça, jogaram Hungria e Alemanha Ocidental.
A Hungria, com o seu craque Ferenc Puskas, era favorita diante da Alemanha Ocidental. Os húngaros tinham a seu favor um artifício da preparação física – aquecer-se nos vestiários antes de entrar em campo.
Durante os primeiros 45 minutos de jogo, os húngaros venciam facilmente os alemães por 2 X 0, em apenas oito minutos de partida. Em seguida, a Alemanha descontou.
O que os húngaros não sabiam é que a carta nas mangas alemãs estava escondido no clima e na tecnologia.
Na virada do primeiro para o segundo tempo, com a chuva que caía durante o jogo, a seleção alemã voltou a campo com uma novidade nunca vista: chuteiras com travas no solado.
Enquanto os húngaros escorregavam e patinavam dentro de campo, os alemães estavam de pé e estáveis em campo.
Com isso, conseguiram virar o placar para 3 a 2.
Esta vitória da Alemanha sobre a Hungria rendeu um filme. Se o leitor quiser conhecer melhor esta história, assista “O Milagre de Berna”.

Uma outra história sobre a importância de se escolher corretamente o solado da chuteira a ser usada diz respeito ao melhor jogador da última Copa do Mundo de futebol, o uruguaio Diego Forlán.
O atacante do Atlético de Madrid, revela ter sido mandado embora do Manchester United por não ter cumprido, em 2004, uma ordem do técnico Alex Ferguson, para que usasse um par de chuteiras de travas altas em uma partida contra o Chelsea, em que o campo estava muito molhado.
Por esse motivo, Sir Alex Ferguson pediu aos seus jogadores para que entrassem em campo com chuteiras com travas altas.
Todos acataram a ordem do técnico, exceção feita a Forlán, que desobedeceu a ordem por não se sentir à vontade com este tipo de chuteira.
No fim do jogo, Forlán perdeu uma clara chance de gol ao escorregar.
Já no vestiário, Fergusson se dirigiu até o atacante e pediu que lhe mostrasse a sola das chuteiras. Não era a que ele esperava ver!
“Não se pode enganar Ferguson. Eu estava de acordo em trocar as chuteiras, mas não o fiz. Escorreguei perto do gol e desperdicei uma chance. Ferguson pegou minhas chuteiras e as tirou. Foi minha última partida pelo Manchester” - disse Forlán.


Depois de tudo o que falamos, a partir de hoje, começaremos a escrever aqui no blog sobre o solado da chuteira. Uma parte do calçado que é de vital importância para a prática do futebol.
Assim sendo, vamos deixar claro o que significam algumas abreviações que passaremos a usar nessa série de postagens:
• Solado com travas tipo FG: a abreviação vem do inglês firm ground, ou seja, solo firme.
• Solado com travas tipo SG: a abreviação vem do inglês soft ground, ou seja, solo macio.
• Solado com travas tipo HG, MG e AG: as siglas vem do inglês hard ground, multi ground e artificial ground. Significam, respectivamente, solo duro; multi solo, ou seja, pode ser usado em mais de um tipo de terreno; e solo artificial, ou seja, solo com grama artificial.
• Solado com travas tipo Society: Esse tipo de trava é usado para a prática do futebol em campos society.

Nos próximos posts, falaremos com mais detalhes sobre cada um dos tipos de travas.

Para saber dos próximos posts, siga o blog no Twitter, curta nossa página no Facebook e participe da nossa comunidade no Orkut para saber das últimas atualizações.

4 comentários :

  1. Cara far um post sobre as chuteiras e fasciste plantar, n sei se è gramado do campo de Treino ou da arena ou Marca de chuteiras mas o luan, Marcelo grohe e Erazo do gremio tiveram o problems, Esses noticiados, quem sabe outris tb. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/05/mitos-e-verdades-sobre-fascite-plantar-que-gera-dor-na-sola-do-pe-dos-atletas.html

      http://blog.tribunadonorte.com.br/marcoslopes/106162

      Excluir
  2. Então o recomendado para Campo seco sem grama, tipo " barro ", a melhor chuteira pra esse solo é a FG ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha opinião sobre esse tipo de terreno está aqui: http://www.sochuteiras.com/2011/04/o-tipo-correto-de-chuteira-para-cada_07.html

      Excluir

Comente! É através da sua opinião que você pode ajudar a melhorar o blog!

As opiniões expressas nos comentários são de inteira responsabilidade dos leitores que os publicaram. Assim sendo, não refletem a linha editorial do Blog Só Chuteiras.